MEDIDAS DE ALUNOS
Professor Cícero de
Educação Física com os alunos do 2º ano da rede Estadual de Educação
de Patrocínio/Minas Gerais, Bairro: Serra Negra. | ||||||||||
O ato de medir,
muito comum em nosso dia a dia, leva em geral, a necessidade do
uso de
| ||||||||||
números. O
professor deve se procurar trabalhar a partir de experiências entre os
alunos, de modo que
|
||||||||||
a educação escolar
possa acontecer valorizando os conhecimentos que eles já possuem. Desde cedo
as
|
||||||||||
crianças já fazem
comparações sobre os objetos como: grande,
pequeno, comprido, curto.
Esses atos
|
||||||||||
permitem pensar nas
situações. No início da
vida escolar é válido afirmar que as crianças aprendem
|
||||||||||
sobre medidas,
medindo.
|
||||||||||
Na interação com diversos objetos, a criança, mesmo que ainda não saiba ler , também tem
|
||||||||||
contato com
informações relacionadas a medidas.
|
||||||||||
Para a realização
do trabalho sobre medidas começou com uma atividade que o professor de
|
||||||||||
Educação Física (
Cícero ) fez a medida da altura de cada aluno e que no final do ano será
medidos outra
|
||||||||||
vez para ver o
quanto eles desenvolveram. Então propus que juntamente com ele iria
realizá-las outras
|
||||||||||
atividades.
|
||||||||||
Foram propostas
várias atividades diretas de comparação de comprimento , exemplo : uma
|
||||||||||
borracha e um
lápis, a régua e o caderno. ( Qual o maior? Qual o menor? )
|
||||||||||
Então eles começaram a
comparar a mesa deles com a mesa da
professora e outras
coisas
|
||||||||||
existentes na sala
de aula.
|
||||||||||
Então fiz algumas
adivinhações sobre diferenças e semelhanças. As adivinhações dão
possibilidades
|
||||||||||
de trabalho para construção da ideia de
comparação. Depois das adivinhações
eles começaram
|
||||||||||
a fazer comparações entre eles (Quem é o
mais baixo? O mais alto? Quantos do mesmo tamanho?)
|
||||||||||
Em seguida foi
confeccionado um cartaz utilizando cordão com a altura deles e foi fixado na
parede.
|
||||||||||
Eles formaram uma
fila em ordem crescente no pátio continuando com várias atividades:
|
||||||||||
* Quem daria o pulo
mais alto:
|
||||||||||
* Quem daria o pulo
mais longe;
|
||||||||||
* Quem correria
mais rápido.
|
||||||||||
Eles puderam
observar que nem sempre os pulos são de acordo com o tamanho de cada criança.
|
||||||||||
Foi divertido e
prazeroso essa atividade pois os alunos desenvolveram com muito entusiasmo
|
||||||||||
durante a semana de
realização das atividades.
|
||||||||||
O trabalho
possibilita discutir aspectos da diversidade humana, refletindo sobre como ocorrem
|
||||||||||
algumas das
diferenças físicas entre as pessoas e que elas não impedem a formação plena
dos indivíduos.
|
||||||||||
Caderno 6 -
Alfabetização Matemática.
|
||||||||||
Grandezas e
medidas.
| ||||||||||
PACTO NACIONAL PELA
ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA.
|
||||||||||
Nenhum comentário:
Postar um comentário