terça-feira, 1 de setembro de 2015

MEDIDAS DE ALUNOS


MEDIDAS DE ALUNOS




Professor Cícero de Educação Física com os alunos do 2º ano da rede Estadual de Educação
 de  Patrocínio/Minas Gerais, Bairro: Serra Negra.














O ato de medir, muito comum em nosso dia a dia, leva em geral, a  necessidade do  uso   de

números. O professor deve se procurar trabalhar a partir de experiências entre os alunos, de modo que

a educação escolar possa acontecer valorizando os conhecimentos que eles já possuem. Desde cedo as

crianças já fazem comparações sobre os objetos como: grande,  pequeno,  comprido,   curto.  Esses atos

permitem  pensar nas  situações.   No início da vida  escolar é  válido afirmar  que as crianças aprendem

sobre medidas, medindo.






Na  interação com diversos objetos,  a criança, mesmo que  ainda não saiba ler , também tem

contato com informações relacionadas a medidas.




Para a realização do trabalho sobre medidas começou com uma atividade que o professor de

Educação Física ( Cícero ) fez a medida da altura de cada aluno e que no final do ano será medidos outra

vez para ver o quanto eles desenvolveram. Então propus que juntamente com ele iria realizá-las outras

atividades.







Foram propostas várias  atividades diretas de  comparação de comprimento , exemplo : uma

borracha e um lápis, a régua e o caderno. ( Qual o maior? Qual o menor? )


Então eles  começaram a  comparar a mesa deles com a mesa da  professora  e  outras  coisas
existentes na sala de aula.






Então fiz algumas adivinhações sobre diferenças e semelhanças. As adivinhações dão possibilidades

  de trabalho para construção da ideia de comparação.  Depois das adivinhações eles começaram

 a fazer comparações entre eles (Quem é o mais baixo? O mais alto? Quantos do mesmo tamanho?)

Em seguida foi confeccionado um cartaz utilizando cordão com a altura deles e foi fixado na parede.


Eles formaram uma fila em ordem crescente no pátio continuando com várias atividades:

* Quem daria o pulo mais alto:





* Quem daria o pulo mais longe;




* Quem correria mais rápido.






Eles puderam observar que nem sempre os pulos são de acordo com o tamanho de cada criança.










Foi divertido e prazeroso essa atividade pois os alunos desenvolveram com muito entusiasmo

durante a semana de realização das atividades.




O trabalho possibilita discutir aspectos da diversidade humana, refletindo sobre como ocorrem

algumas das diferenças físicas entre as pessoas e que elas não impedem a formação plena dos indivíduos.
































Caderno 6 - Alfabetização Matemática.




Grandezas e medidas.






PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA.



























Nenhum comentário:

Postar um comentário